loading
  • Pura energia: ‘design’ marcante, posição elevada, motorização elétrica sem emissões;
  • Emoções e-power: 100 kW (136 cv) e 260 Nm garantem prazer de condução;
  • Forte expressão: Mokka mostra o novo rosto vanguardista da marca com o Opel Vizor;
  • Totalmente digital: o Opel Pure Panel “descomplica” o posto de condução;
  • Único: faróis de matriz de LED IntelliLux em estreia no segmento;
  • Realmente avançado: programador de velocidade adaptativo com ‘Stop&Go’ e sistemas de assistência topo de gama;

Elétrico, sem emissões e enérgico. Este é o novo Opel Mokka. A marca alemã revelou a segunda geração do seu “bestseller” compacto: um Mokka potente e completamente novo que combina, na perfeição, prazer de condução e modernidade. Um modelo que oferece condução com eletricidade, sem emissões, é altamente eficiente e mais compacto do que nunca, apresentando-se totalmente adaptado tanto para o ambiente urbano como para seguras viagens em autoestrada.

Michael Lohscheller, CEO da Opel, não esconde o entusiasmo com o novo modelo: “O novo Mokka não deixa ninguém indiferente e vai mudar a perceção da nossa marca. Com o Mokka, estamos a reinventar a Opel e a lançar o nosso novo ‘design’ para a próxima década. O Mokka mostra tudo o que a marca representa hoje e no futuro: é divertido, eficiente e inovador em todos os aspetos. Além disso, agrega na perfeição os valores da marca Opel – uma marca emocionante, sociável e alemã - na perspetiva mais vanguardista. É o primeiro Opel elétrico logo desde o lançamento no mercado, o que prova que a Opel se tornou elétrica», completa Michael Lohscheller.

Apesar de uma distância entre eixos ligeiramente superior (+2 mm), o novo Mokka é 12,5 cm mais curto do que o modelo da geração anterior, oferecendo aos seus cinco passageiros uma bagageira com volumetria semelhante, de 350 litros. O comprimento total de apenas 4,15 metros faz com que o novo Mokka seja muito fácil de manobrar e estacionar em zonas urbanas. O ‘design’ do novo Opel surpreende com proporções perfeitas e linhas bem marcadas que sublinham uma aparência arrojada, caracterizada por projeções curtas e vias largas, ao mesmo tempo que exibe pequenos detalhes que fazem a diferença. O recém-chegado modelo destaca-se também por ser o primeiro Opel a apresentar a futura imagem exterior da marca e um posto de condução totalmente digital: o Opel Vizor e o Opel Pure Panel, respetivamente. Os desenhadores desfizeram-se de mostradores analógicos e animações decorativas sem utilidade prática. A informação apresentada é límpida e concentra-se no que realmente é necessário, sem complicações. O painel de instrumentos horizontal integra dois ecrãs panorâmicos; o que está à frente do condutor pode ter até 12 polegadas de dimensão. No entanto, para permitir uma utilização intuitiva e com o objetivo de manter a atenção permanente do condutor na estrada, os ‘designers’ da Opel mantiveram algumas teclas para controlo das funções principais, evitando, assim, a utilização morosa de submenus.

O novo Mokka dá continuidade à tradição da Opel de tornar as tecnologias inovadoras de veículos de classes superiores acessíveis a uma vasta gama de clientes. Essas tecnologias incluem sistemas avançados como o ACC (Advanced Cruise Control), cuja função ‘Stop&Go’ permite ao condutor lidar tranquilamente com os congestionamentos de trânsito. O Mokka-e adapta-se automaticamente ao andamento do veículo da frente sem necessitar de qualquer intervenção nos travões ou no acelerador. Além disso, um sistema de posicionamento ativo na faixa de rodagem mantém automaticamente o novo Mokka no centro da faixa de rodagem. O sistema de iluminação também oferece tecnologias de classe superior com os faróis IntelliLux de matriz de LED, formados por 14 elementos, que são tecnologia inédita na classe. Todas as versões do modelo Mokka possuem, de série, iluminação LED à frente e atrás, travão de estacionamento elétrico e reconhecimento de sinais de trânsito. Está também disponível uma câmara traseira panorâmica de 180 graus.

O novo Mokka tem como base uma nova versão da plataforma multi-energia CMP (Common Modular Platform), altamente eficiente. Este sistema modular de baixo peso oferece a máxima flexibilidade no desenvolvimento de veículos e é compatível com a utilização de propulsão totalmente elétrica a bateria, bem como de motores de combustão interna. Em Rüsselsheim, a equipa de engenheiros trabalhou com especial atenção na contenção do peso, poupando até 120 kg em relação à geração anterior, mas também no aumento da rigidez da estrutura do automóvel, reforçando a resistência à torção até 30 por cento no caso da versão elétrica, que beneficia de uma estrutura de baterias integrada e posicionada sob o piso. As vantagens desta estratégia de baixo peso são óbvias: o novo Mokka consome substancialmente menos energia e, simultaneamente, é muito mais ágil, dinâmico e divertido de conduzir.

Pela primeira vez na História da Opel, o novo Mokka estará disponível, logo no lançamento, com uma versão com motorização elétrica. A condução do Mokka-e alia as vantagens da circulação com zero emissões a uma experiência estimulante. O motor elétrico fornece 100 kW (136 cv) de potência e 260 Nm de binário máximo, imediatamente disponível a partir do arranque. As reações rápidas, a agilidade e a dinâmica estão entre as características mais marcantes deste novo Opel. O condutor pode escolher entre três modos de condução - Normal, Eco e Sport - para um desempenho equilibrado ou mais dinâmico. A velocidade máxima, limitada eletronicamente, é de 150 km/h de forma a preservar a energia armazenada na bateria de 50 kWh, e a autonomia. O equipamento de série inclui um sistema de recarregamento rápido (100 kW DC), que permite obter 80 por cento de carga da bateria em apenas 30 minutos. O Opel Mokka-e tem uma autonomia máxima de 322 quilómetros (norma WLTP¹) no modo de condução Normal. O modo Eco proporciona o nível máximo de autonomia. O novo Mokka-e está preparado para todas as opções de recarregamento, seja o sistema monofásico ou trifásico de 11 kW, com ‘wall box’, carregamento rápido ou por cabo numa tomada doméstica. Não menos importante é a garantia de oito anos para a bateria.

As encomendas no novo Opel Mokka abrem no final do verão de 2020 As primeiras unidades chegam aos concessionários no início de 2021. Da gama do novo modelo também farão parte motores Diesel e a gasolina da mais recente geração.

Conceito de nitidez: a nova imagem da marca Opel e o ‘design’ do cockpit

Na sua segunda geração, o nome Mokka volta a ser simplesmente Mokka, tal como na estreia em 2012. Como refere Michael Lohscheller, CEO da Opel, «O nosso lema é audácia e pureza». Pela primeira vez na Opel, a assinatura com o nome do modelo apresenta-se ao centro do portão traseiro, utilizando um novo tipo de letra que é muito técnico, esculpido com precisão. Quando o primeiro Mokka foi lançado,

surpreendeu com dimensões compactas e aspeto robusto. O novo Mokka é ainda mais compacto, mas agora com um visual vanguardista, altamente eficiente, puro e audaz, com projeções bastante mais curtas (menos 61 mm na frente e menos 66 mm na traseira), mais 10 mm de largura e uma silhueta visualmente alongada. Tudo isto resulta em proporções perfeitas. As dimensões compactas e a aparência geral realçam, mais do que nunca, as jantes de 18 polegadas, contribuindo para uma imagem forte e assertiva.

O Mokka é também o primeiro modelo a apresentar a nova e inconfundível secção dianteira da marca Opel: o Opel Vizor. Alargando-se a toda a frente do automóvel, logo abaixo do capô, o Opel Vizor é um módulo elegante que enquadra horizontalmente elementos característicos da marca, tais como os faróis IntelliLux LED de última geração e a típica assinatura em forma de asa das luzes diurnas em LED. Ao centro surge colocado elegantemente o lendário emblema do relâmpago da Opel. O Opel Vizor, criado pela equipa de ‘design’ chefiada por Mark Adams, passará a fazer parte de todos os modelos da marca ao longo da década de 2020.

Como explica o Vice-Presidente de Design da Opel, Mark Adams, «A audácia e a pureza vão marcar o futuro do ‘design’ da OpelO novo Mokka apresenta proporções atléticas combinadas com superfícies suaves e estruturadas com precisão. Desenvolvemos esta filosofia alinhada com o característico ‘design’ alemão, combinando ‘design’ arrojado e vanguardista com formas simples e puras».

Esta filosofia está também presente no interior, desde logo dominado pelo Pure Panel, que reproduz o conceito de ‘design’ do Opel Vizor. O Pure Panel é composto de dois ecrãs com dimensões até 10 e 12 polegadas. O ecrã central está orientado para o condutor e as saídas de ar foram reposicionadas para incrementar o foco da experiência a bordo. O Pure Panel disponibiliza ao condutor as mais recentes tecnologias e as informações mais importantes, eliminando potenciais distrações visuais. O ‘design’ da consola central também foi alvo de uma profunda redefinição estética e prática face ao que era habitual encontrar nos Opel até agora. Graças ao travão de estacionamento elétrico, bem como ao novo comando elétrico da caixa de velocidades, não existe nenhum elemento saliente que perturbe a pureza do ‘design’. Todos os comandos e módulos estão integrados de forma elegante.

Líder no segmento: tecnologia de iluminação Opel e sistemas de assistência de alta tecnologia

O novo Mokka chega ao segmento B com inovações de topo que até há pouco tempo apenas estavam disponíveis em modelos de segmentos superiores. A Opel é líder em tecnologia de iluminação. Todas as versões do novo Mokka estão equipadas com luzes LED de última geração, desde as luzes diurnas, com o grafismo caraterístico da Opel, aos faróis de nevoeiro dianteiros. Em destaque neste segmento estão os faróis adaptativos IntelliLux de matriz de LED, com um total de 14 elementos. Tal como no Opel Insígnia, no Astra e no novo Opel Corsa, o sistema de iluminação permite conduzir com as luzes de máximos sempre ativadas. De forma a não encandear os outros condutores, os elementos LED desligam-se ou reduzem a sua intensidade reagindo individualmente em frações de segundo quando são detetados veículos em sentido contrário ou veículos que se deslocam no mesmo sentido no seu cone de iluminação. Nenhum outro condutor fica encandeado, enquanto que os utilizadores do Mokka desfrutam de uma iluminação digna de um estádio. Nos grupos óticos traseiros, a escolha da tecnologia LED permitiu aos desenhadores optar por luzes muito estreitas e alongadas, reforçando o ‘design’ de precisão e qualidade.

Conforto excecional: tecnologia de bancos Opel e ligação em rede topo de gama

OT A excelência na conceção de bancos tem uma forte tradição na Opel. Estão disponíveis vários modelos de bancos ergonómicos com regulações em seis vias e ajustáveis individualmente. É possível escolher bancos desportivos forrados a Alcantara ou bancos mais clássicos revestidos a couro, opções muito invulgares num automóvel do segmento B. No topo das opções estão os bancos forrados a couro perfurado, com aquecimento e função de massagem no banco do condutor.

À frente, condutor e passageiro têm ao seu dispor uma base na consola central onde podem colocar os seus smartphones. As baterias dos equipamentos compatíveis podem ser recarregadas nessa mesma base através de indução (sem fios). Um tapete de borracha impede que os equipamentos deslizem. A nova gama de sistemas de informação e entretenimento funciona totalmente em rede. Estão disponíveis os sistemas de Multimédia e Multimédia Navi, com ecrã tátil policromático de sete polegadas, bem como um sistema topo de gama Multimédia Navi Pro com ecrã tátil policromático de 10 polegadas e alta resolução. Os monitores estão integrados no novo Pure Panel da Opel, posicionados numa orientação otimizada para o condutor.

Os sistemas multimédia, compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, possuem controlo por voz integrado. O novo Mokka também oferece o serviço OpelConnect. A navegação LIVE2 com informações de trânsito em tempo real, bem como a ligação direta ao serviço de assistência em caso de avaria e o eCall, tornam as viagens ainda mais tranquilas para condutores e passageiros. No caso de acionamento de ‘airbags’ ou tensores dos cintos de segurança em resultado de um acidente, o sistema eCall contacta automaticamente a autoridade local de emergência pública.

_______________________________________________________________________

1 Dados provisórios.

2 Os serviços LIVE Navigation são gratuitos nos 36 meses seguintes à ativação. Implica assinatura paga nos períodos seguintes.

promo 
Ir para o topo