loading
  • Estreia mundial: o primeiro Troféu monomarca do mundo com carros elétricos arranca em maio de 2021;
  • Calendário com oito provas: ralis do Campeonato da Alemanha, eventos de âmbito nacional e uma jornada do Europeu de Ralis;
  • Inscrições iniciam-se em janeiro e a entrega dos automóveis em março.

 

 Anunciado o calendário do Troféu ADAC Opel e-Rally 2021O Troféu ADAC Opel e-Rally arranca em maio de 2021. O calendário para aquela que será a primeira competição monomarca do mundo com automóveis totalmente elétricos está definido. Ao longo do mês de dezembro a Opel realizou novas simulações de ralis, de modo a preparar a nova temporada, permitindo que as unidades do Opel Corsa-e Rally possam começar a ser entregues aos clientes em março, tal como previsto.

A primeira temporada da “ADAC Opel e-Rally Cup” contará, assim, com oito ralis, metade dos quais integrados no Campeonato Alemão (DRM). Em complemento, disputar-se-ão três provas integradas na categoria “Rallye 70”, que são eventos regionais de um dia com 70 quilómetros de troços cronometrados, e ainda um rali muito especial que receberá as diferentes equipas da Opel: o Barum Rally, ronda checa pontuável para o Campeonato da Europa de Ralis, a realizar no último fim de semana de agosto. Nesta prova, os “e-racers” da Opel enfrentar-se-ão nas provas especiais de classificação desenhadas nos arredores de Zlín, aos olhos de um público mais internacional.

Os participantes neste Troféu organizado pela Opel em parceria com o automóvel clube alemão ADAC terão um primeiro contacto com o Opel Corsa-e Rally durante um evento exclusivo de testes, em abril de 2020, antes da estreia oficial no ADAC Rallye “Rund um die Sulinger Bärenklaue”, nos dias 7 e 8 de maio. A entrega das viaturas às equipas está, por isso, agendada para março. O valor de aquisição de uma unidade do Opel Corsa-e Rally pronto a correr é de 49.900 euros (IVA não incluído).

As inscrições para o Troféu ADAC Opel e-Rally 2021 iniciam-se no próximo dia 15 de janeiro. Os concorrentes que o fizerem até 12 de fevereiro terão uma taxa de inscrição mais acessível, de 5900 euros (IVA não incluído). O conjunto inclui as taxas de inscrição em todos os eventos do Troféu de 2021, acesso à área de ‘hospitality’ para quatro elementos da equipa, fatos de competição para piloto e navegador, uma tenda para assistência ao automóvel com piso em lona e recarregamentos de eletricidade sem custos do Opel Corsa-e Rally ao longo de toda a temporada. Após o dia 12 de fevereiro, a taxa de inscrição sobe para 7500 euros (IVA não incluído). Todas as inscrições já submetidas ao longo do ano de 2020 mantêm-se válidas.

À semelhança de anteriores competições de sucesso resultantes da parceria entre o ADAC e a Opel, os participantes na nova temporada eletrizante terão acesso a um interessante conjunto de prémios que ascende a cerca de 100.000 euros. No que se refere a pilotos juniores, também os mais rápidos têm aqui uma grande oportunidade de se qualificarem para a iniciativa “ADAC Opel Rally Junior Team 2022”, podendo saltar para os palcos internacionais de ralis ao volante do também novo Opel Corsa Rally4. O limite de idade para um piloto poder integrar a categoria Júnior foi, entretanto, elevado de 25 para 26 anos (pilotos nascidos em 1995 ou após) para esta primeira temporada. Tal significa que os jovens pilotos que já se queriam inscrever nesta categoria na planeada “Super Season” de 2020/2021 não serão prejudicados pelo adiamento causado pela pandemia no arranque do Troféu.

O Diretor da Opel Motorsport, Jörg Schrott, aguarda com expectativa o arranque da primeira iniciativa monomarca elétrica de ralis do mundo: «Apesar das conhecidas condições difíceis nos últimos meses, o desenvolvimento do Opel Corsa-e Rally e do projeto para a temporada de estreia do Troféu ADAC Opel e-Rally avançou tanto que podemos esperar um início bem-sucedido na primavera. Estamos convencidos de que iremos oferecer uma competição atrativa aos participantes e aos adeptos, demonstrando que os ralis com automóveis elétricos não são apenas sustentáveis, mas também absolutamente fascinantes.»

«Conseguimos definir um calendário muito bom para esta primeira temporada da “ADAC Opel e-Rally Cup”», acrescenta o responsável de Motorsport do ADAC, Thomas Voss. «Os participantes podem esperar um bom ‘mix’ entre provas do Campeonato Alemão de Ralis e eventos ‘R70’ nacionais. Montámos um conjunto muito interessante para os participantes, com um bom calendário, uma bolsa recheada de prémios e um plano bem tração para promover novos talentos.»

Calendário do Troféu ADAC Opel e-Rally Cup 20211

7 e 8 maio                ADAC Rallye “Rund um die Sulinger Bärenklaue”          DRM

28 e 29 maio            AvD Sachsen Rallye, Zwickau                                         DRM

11 e 12 junho           ADAC Rallye Stemwede                                                  DRM

14 agosto                 Rallye Oberehe, Hillesheim                                              R70

27 a 29 agosto         Barum Czech Rally Zlín (República Checa)                    ERC

18 setembro             ADAC Rallye Hinterland, Dautphetal                               R70

2 outubro                  ADAC Wartburg Rallye, Eisenach                                   R70

15 e 16 outubro       ADAC 3-Städte Rallye, Freyung                                      DRM

 

Notas:
- DRM – Campeonato da Alemanha de Ralis;

- R70 – Eventos de um dia com 70 km de troços;

- ERC – Campeonato da Europa de Ralis

 


[1] O calendário apresentado está sujeito a regras e limitações impostas pela pandemia Covid-19

Covid-19 info  
Ir para o topo